Atividades

De momento, o monte proporciona uma vasta oferta de serviços de aventura e lazer, que inclui canoagem, caminhadas, passeios de jipe, observação de aves, entre muitos outros.

Se gosta de observar as aves no seu ambiente natural, a zona de Castro Verde é considerada uma das mais importantes áreas estepárias em Portugal, onde habitam espécies protegidas como a abetarda, o sisão ou o peneireiro das torres.

Uma forma diferente conhecer a região permitindo um contacto próximo com a natureza. Desfrute da natureza no seu pleno estado.

Disposição 24h/dia

Os amantes da natureza poderão desfrutar de imagens e sensações únicas durante os passeios de bicicleta, permitindo conhecer as planícies de Castro Verde. Existem bicicletas de vários tamanhos para crianças e adultos.

Percurso em zona estepária do Baixo Alentejo, conhecida como campo branco, especialmente indicado para a observação de aves, observação da flora, searas e pousios. Contacto ainda com as tradições sociais das aldeias e montes. O percurso não apresenta desníveis acentuados, sendo especialmente indicado para quem gosta andar a pé. Recomenda-se o uso de roupa confortável.

Todos os acessórios e canas de pesca encontram-se disponíveis gratuitamente para os hóspedes

Perto do monte existe uma barragem onde é possivel pescar achigãs e lagostins.

Junto à barragem encontra-se uma praia fluvial, com areia numa das margens, possibilitando estender a toalha ou apanhar banhos de sol e onde pode usufruir de 8 espreguiçadeiras e de 4 chapéus de palha. A praia fluvial, oferece ainda um ótimo local de descanso e de contacto com a natureza. Paralelamente, incita à pratica do desporto de canoagem e passeios de barco, providenciando todo o equipamento necessário. Encontram-se disponíveis 4 coletes numa tenda junto à praia fluvial. Recomenda-se o uso de protetor solar, chapéu, roupa confortável e sapatos adaptados à água. Da casa do Monte até à praia fluvial existe um passadiço de acesso à praia.

Passeis de Jipe passeios realizam-se mediante um custo adicional e respetiva reserva e têm uma duração aproximada de 60 minutos, sendo uma aventura sensacional e de grandes emoções nas planícies alentejanas..

A região do Alentejo proporciona actividades para todos os hóspedes que pretendam deleitar-se de noites a observar o céu estrelado. Estas actividades dependem das condições atmosféricas: chuva e céu com nuvens não permitem observações. Pode utilizar binóculos gratuitamente.

O Monte Vale proporciona aos hóspedes a possibilidade de poderem livremente explorar as terras, apanhar frutas, plantas aromáticas e legumes.